Revista Apólice
https://revistaapolice.com.br/
A revista do mercado de SegurosWed, 24 Jun 2026 14:52:16 +0000pt-BR
hourly
1 https://wordpress.org/?v=7.0https://revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2024/01/favrevistaapolice-1-150x150.pngRevista Apólice
https://revistaapolice.com.br/
3232Coalizão CHAMP integra cidades à governança climática
https://revistaapolice.com.br/2026/06/coalizao-champ-integra-cidades-a-governanca-climatica/
Wed, 24 Jun 2026 14:52:16 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140396A Coalizão para Parcerias Multinível de Alta Ambição para a Ação Climática (CHAMP) anunciou a criação de seu novo Conselho Consultivo Subnacional, marcando um passo no fortalecimento da cooperação entre governos nacionais, locais e regionais na resposta global à crise climática. O anúncio foi realizado durante a London Climate Action Week (LCAW), na primeira reunião do Conselho […]
]]>A Coalizão para Parcerias Multinível de Alta Ambição para a Ação Climática (CHAMP) anunciou a criação de seu novo Conselho Consultivo Subnacional, marcando um passo no fortalecimento da cooperação entre governos nacionais, locais e regionais na resposta global à crise climática. O anúncio foi realizado durante a London Climate Action Week (LCAW), na primeira reunião do Conselho Consultivo Subnacional, com a participação de prefeitos, governadores e dos copresidentes da CHAMP, reunidos para acelerar a ambição climática e impulsionar a implementação.
A criação do Conselho Consultivo Subnacional da CHAMP representa um passo importante para avançar os objetivos do Acordo de Paris por meio de uma governança multinível mais forte e de uma ação climática coordenada entre todos os níveis de governo. Pela primeira vez desde a criação da coalizão, a CHAMP integra formalmente cidades, estados e regiões à sua estrutura oficial de governança, criando um canal direto para elevar a voz e a liderança dos governos subnacionais junto aos 78 apoiadores da coalizão (governos nacionais e a União Europeia). O Conselho Consultivo Subnacional garantirá que as realidades locais e regionais, os conhecimentos e as soluções climáticas contribuam diretamente para a direção estratégica, as prioridades de advocacy e os esforços de implementação da CHAMP.
O Conselho reúne líderes de cidades e regiões de todo o mundo, de diferentes portes populacionais e territoriais, todos com contribuições únicas para a ação climática. Essa estrutura representativa garante que as vozes e experiências dos governos subnacionais ajudem diretamente a moldar a direção estratégica, a atuação internacional e a implementação da coalizão. Representando comunidades que estão na linha de frente da crise climática, os membros do Conselho refletem a diversidade, a ambição e a liderança de cidades e regiões que impulsionam a ação climática globalmente.
Representantes de cidades
Mohamed Sefiani, Chefchaouen (Marrocos)
Nick Reece, Melbourne (Austrália)
Claudio Castro, Renca (Chile)
Alfredo Coro, Del Carmen (Filipinas)
Piia Elo, Turku (Finlândia)
Representantes regionais
Fatimetou Abdel Malick, Região de Nouakchott (Mauritânia)
Cem Özdemir, Baden-Württemberg (Alemanha)
Eduardo Leite, Rio Grande do Sul (Brasil)
As reuniões do conselho ocorrerão ao longo do ano, com foco na articulação entre diferentes níveis de governo. A cofacilitação será feita pelo Global Covenant of Mayors for Climate & Energy (GCoM) e pela Under2 Coalition, com apoio de C40 Cities e do World Resources Institute (WRI).
A reunião inaugural contou com a participação de Anne Hidalgo, que preside o conselho consultivo subnacional.
“Cidades e regiões estão há muito tempo na linha de frente da crise climática, não apenas por serem as primeiras a sentir seus impactos, mas também por liderarem algumas das soluções climáticas mais ambiciosas e transformadoras do mundo. Todos os dias, governos locais e regionais protegem comunidades, fortalecem a resiliência e demonstram que uma ação climática ambiciosa pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. A criação do Conselho Consultivo Subnacional da CHAMP envia um sinal poderoso: os governos nacionais estão reconhecendo formalmente que a ambição climática não pode ter sucesso sem parcerias fortes com governos locais e regionais. Em Paris, demonstramos que ação climática e qualidade de vida caminham juntas. O novo Conselho ajudará a garantir que a experiência e a liderança das cidades e regiões contribuam para moldar as decisões climáticas globais no mais alto nível.”
Representantes dos governos do Brasil e da Alemanha, copresidentes da CHAMP, também participaram do encontro.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou:
“É uma honra para o Rio Grande do Sul integrar, ao lado de outros 11 líderes de todo o mundo, o Conselho Consultivo Subnacional da CHAMP. Nossa participação traz para este fórum a experiência de um estado que enfrentou o maior desastre climático da história do Brasil e transformou esse desafio em um compromisso ainda maior com a ação climática. Por meio do Plano Rio Grande, não estamos apenas reconstruindo comunidades, mas construindo melhor, fortalecendo a resiliência e preparando nosso território para os impactos de um clima em transformação. Ao mesmo tempo, estamos avançando políticas estruturadas de mitigação e descarbonização alinhadas aos objetivos do Acordo de Paris. Acreditamos que os governos subnacionais têm um papel decisivo na transformação de metas globais em resultados concretos para as pessoas. Fazer parte do Conselho Consultivo Subnacional é uma oportunidade de compartilhar experiências, aprender com parceiros de todo o mundo e fortalecer a cooperação multinível necessária para enfrentar os desafios climáticos.”
O embaixador Antonio Da Costa, representando o governo brasileiro, declarou:
“Este novo Conselho Consultivo Subnacional representa um passo importante para fortalecer a colaboração entre governos nacionais e líderes subnacionais. Cidades, estados e regiões são essenciais para a implementação da ação climática, onde as políticas se transformam em medidas concretas que protegem as pessoas, fortalecem a resiliência e melhoram vidas. Como país anfitrião da COP30, o Brasil colocou a governança multinível no centro de sua visão climática e já está avançando essa agenda por meio de iniciativas como o programa Cidades Verdes e Resilientes e o Brasil Mutirão. O Conselho Consultivo Subnacional ajudará a conectar ainda mais a ambição global com a implementação local.”
O representante do governo alemão, Ulf Jaeckel, afirmou:
“A Alemanha acredita firmemente que uma ação climática eficaz depende da cooperação entre todos os níveis de governo. Nossa experiência demonstra que cidades, estados e regiões são parceiros indispensáveis para transformar metas climáticas nacionais em soluções práticas que beneficiem pessoas e comunidades. A criação do Conselho Consultivo Subnacional da CHAMP reflete o crescente reconhecimento de que a governança multinível é essencial para alcançar os objetivos climáticos do Acordo de Paris.”
Além do conselho, a coalizão apresentou um novo grupo diretor e um roteiro de implementação voltado a acelerar a execução de compromissos climáticos.
]]>Campinas recebe quarta etapa do Circuito da Longevidade
https://revistaapolice.com.br/2026/06/campinas-recebe-quarta-etapa-do-circuito-da-longevidade/
Wed, 24 Jun 2026 14:38:52 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140393Campinas receberá, no próximo dia 28 de junho, a quarta etapa do Circuito da Longevidade Bradesco, evento que reúne atividades voltadas à promoção da saúde, do bem-estar e do envelhecimento ativo. A programação será realizada no Parque Arautos da Paz e contará com percursos de 5 km e 10 km, que poderão ser percorridos em […]
]]>Campinas receberá, no próximo dia 28 de junho, a quarta etapa do Circuito da Longevidade Bradesco, evento que reúne atividades voltadas à promoção da saúde, do bem-estar e do envelhecimento ativo. A programação será realizada no Parque Arautos da Paz e contará com percursos de 5 km e 10 km, que poderão ser percorridos em formato de corrida.
De acordo com a Federação Paulista de Atletismo, Campinas é a cidade que mais realiza corridas de rua no interior do Estado de São Paulo. A expectativa é que o número de provas realizadas no município cresça 11% neste ano em relação a 2025.
Além das provas, a arena do evento oferecerá atividades para o público, incluindo uma aula de alongamento antes da largada, marcada para as 7h, e uma aula de zumba após a corrida. Os participantes também terão acesso a pontos de hidratação ao longo do percurso e, na área de dispersão, receberão água e isotônicos.
“Promover iniciativas que incentivem hábitos saudáveis, o bem-estar e a prática de atividades físicas faz parte do nosso compromisso com a qualidade de vida da população. Em Campinas, assim como em diversas cidades do Brasil, o Circuito da Longevidade reforça a importância do envelhecimento ativo e da convivência entre diferentes gerações”, afirma Ana Claudia Frighetto Gonzalez, superintendente sênior de Marketing do Grupo Bradesco Seguros.
Criado em 2007, o Circuito da Longevidade já reuniu mais de 40 mil participantes em diferentes cidades do país. A iniciativa integra as ações do Grupo Bradesco Seguros voltadas à promoção da qualidade de vida e do envelhecimento saudável.
Além do circuito, a companhia desenvolve projetos como o Indicador de Longevidade Pessoal (ILP), o Fórum da Longevidade, os Prêmios Longevidade e o portal Viva a Longevidade, dedicado à divulgação de conteúdos sobre saúde e bem-estar.
Em 2026, o circuito passará por sete cidades brasileiras: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Porto Alegre.
]]>Promédica passa a integrar portfólio da Qualicorp
https://revistaapolice.com.br/2026/06/promedica-passa-a-integrar-portfolio-da-qualicorp/
Wed, 24 Jun 2026 14:25:25 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140390A Qualicorp anunciou a inclusão da Promédica em seu portfólio de operadoras, ampliando a oferta de planos de saúde disponíveis para corretores parceiros na Bahia. A iniciativa reforça a atuação da administradora de benefícios no mercado regional e amplia as opções de produtos voltados à saúde suplementar. Com 57 anos de atuação no estado, a […]
]]>A Qualicorp anunciou a inclusão da Promédica em seu portfólio de operadoras, ampliando a oferta de planos de saúde disponíveis para corretores parceiros na Bahia. A iniciativa reforça a atuação da administradora de benefícios no mercado regional e amplia as opções de produtos voltados à saúde suplementar.
Com 57 anos de atuação no estado, a Promédica foi pioneira no segmento de medicina de grupo nas regiões Norte e Nordeste e possui operação concentrada no mercado baiano.
“Essa parceria estratégica com a Promédica fortalece a presença da Qualicorp na região Nordeste, reforçando a atuação nacional, além de estreitar o relacionamento com o canal de vendas e lideranças do mercado de saúde suplementar da Bahia”, afirma Marcos Buzo, diretor Comercial da Qualicorp.
A novidade foi apresentada durante um evento realizado pela companhia em Salvador (BA), que reuniu mais de 500 convidados, entre corretores, executivos, gestores e representantes das duas empresas. O encontro também serviu para apresentar as condições comerciais dos produtos e promover o relacionamento com os parceiros de negócios da região.
Para Jorge Oliveira, CEO da Promédica, a parceria amplia a presença da operadora no mercado de planos coletivos por adesão e fortalece sua estratégia de crescimento.
“Esse lançamento em conjunto com a Qualicorp é uma grande alegria para a Promédica e reforça a confiança do mercado em nossa trajetória. Somos uma operadora com gestão 100% local, atuação consolidada em medicina preventiva e uma estrutura própria composta por quatro hospitais, centros médicos, centros de terapias e unidades laboratoriais, o que nos permite manter um relacionamento próximo e um atendimento qualificado aos beneficiários e parceiros”, afirma.
Segundo a Qualicorp, a inclusão da Promédica faz parte da estratégia de ampliação do portfólio regionalizado da companhia, buscando atender às demandas específicas dos mercados onde atua e fortalecer a relação com corretores e operadoras locais.
]]>Ferramenta da Sura agiliza contratação no seguro transporte
https://revistaapolice.com.br/2026/06/ferramenta-da-sura-agiliza-contratacao-no-seguro-transporte/
Wed, 24 Jun 2026 12:58:17 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140387A Seguros Sura Brasil lançou o Cotador de Transportes, plataforma digital voltada à cotação de seguros para transporte de cargas. A ferramenta permite reduzir o tempo de precificação de apólices de até cinco dias para cerca de cinco minutos, ampliando a autonomia dos corretores e agilizando o processo de contratação. Com ele, a companhia reduz […]
]]>A Seguros Sura Brasil lançou o Cotador de Transportes, plataforma digital voltada à cotação de seguros para transporte de cargas. A ferramenta permite reduzir o tempo de precificação de apólices de até cinco dias para cerca de cinco minutos, ampliando a autonomia dos corretores e agilizando o processo de contratação.
Com ele, a companhia reduz a espera de precificação de até cinco dias para cerca de cinco minutos, uma otimização de 99,93%. “A iniciativa atende à demanda do mercado por celeridade e autonomia para quem está na ponta”, afirma Alex Giesz, Gerente Autonomia e Competitividade Logística da Seguros Sura.
“Hoje já somos reconhecidos pelas nossas soluções em transportes e, com esse diferencial, pretendemos aumentar a participação no mercado. Agora, oferecemos mais autonomia para negociar, trabalhar com taxas e PMM competitivos e avançar nas propostas dentro dos parâmetros definidos pela companhia. Essa rapidez é um fator fundamental nesse ambiente”, complementa.
Um dos diferenciais da plataforma é a possibilidade de cotação para mercadorias consideradas altamente restritas, como celulares, cobre, medicamentos e carnes, respeitando os critérios de aceitação e as condições de subscrição da seguradora. O Limite Máximo de Garantia (LMG) pode chegar a R$ 2 milhões.
A ferramenta também contempla sublimites de acordo com o perfil de risco da operação, classificados em baixo, médio ou alto. Entre as coberturas disponíveis estão roubo em depósito, frete, contêineres, limpeza de pista, avarias e despesas.
Ao final do processo, o sistema gera propostas em PDF para as apólices de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário – Carga (RCTR-C), voltada à cobertura de acidentes, e de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RC-DC), destinada à cobertura de roubos.
O acesso à plataforma está integrado ao portal da seguradora e conta com login personalizado, permitindo que os corretores consultem as condições e parâmetros habilitados para sua operação.
“A agilidade é um fator competitivo. Esta oferta beneficia a instituição, o especialista e o cliente final”, afirma Adriana Gallego, gerente de Subscrição de Transportes da companhia.
De acordo com a Sura, a solução foi desenvolvida principalmente para atender parceiros de pequeno e médio porte, enquanto operações de maior complexidade continuarão contando com acompanhamento especializado da equipe técnica da seguradora.
]]>FenaSaúde aponta recuperação gradual dos planos de saúde
https://revistaapolice.com.br/2026/06/fenasaude-aponta-recuperacao-gradual-dos-planos-de-saude/
Wed, 24 Jun 2026 12:45:50 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140385Estudo apresenta dados que mostram recuperação gradual da saúde suplementar e alerta para desafios regulatórios e financeiros.
]]>A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) realizou mais uma edição de sua transmissão dedicada à análise de indicadores do setor. Durante o encontro, foram apresentados dados que apontam uma recuperação gradual do mercado de planos de saúde, ao mesmo tempo em que evidenciam desafios relacionados ao equilíbrio econômico-financeiro da saúde suplementar.
A transmissão foi conduzida por Bruno Sobral, diretor-executivo da FenaSaúde; Rafael Scherre, diretor de Regulação Econômica da entidade; e João Marchi, coordenador de Informação em Saúde Suplementar.
As projeções da federação indicam que 2026 deverá encerrar com um total entre 53,5 milhões e 54,1 milhões de beneficiários. Os dados do primeiro trimestre deste ano, no entanto, mostraram desaceleração no ritmo de crescimento observado anteriormente. No segmento médico-hospitalar, a variação foi de -0,06% em relação ao fechamento de 2025, enquanto os planos exclusivamente odontológicos registraram alta de 0,81%.
“Existe uma correlação histórica entre o PIB, a taxa de desemprego e o número de beneficiários da saúde suplementar. Mesmo com o desemprego em níveis historicamente baixos, o cenário de juros elevados e o aumento dos custos exercem pressão sobre a capacidade de expansão do setor”, disse Bruno Sobral, diretor-executivo da FenaSaúde.
A série histórica analisada pela entidade mostra que a taxa de cobertura dos planos médico-hospitalares permanece próxima de 25% da população brasileira há mais de uma década. Já os planos odontológicos mantêm trajetória de crescimento, passando de cerca de 10% de cobertura em 2014 para 17% no início de 2026.
Dados referentes ao período entre 2018 e 2025 indicam que o resultado financeiro, proveniente dos investimentos e aplicações das reservas técnico-regulatórias, respondeu por 53% do resultado total das operadoras antes dos impostos. No mesmo período, o resultado operacional representou 23% do total.
Rentabilidade abaixo de outros segmentos
Para aprofundar a análise sobre a situação econômica do setor, a FenaSaúde encomendou um estudo à consultoria LCA, que comparou o desempenho da saúde suplementar com outros segmentos da economia no Brasil e no exterior.
Entre os principais resultados apresentados estão:
Margem líquida reduzida: entre 2010 e 2025, a margem líquida média das operadoras foi de 3,5%. Excluindo o resultado financeiro, a margem operacional média ficou em 0,6%.
Retorno inferior ao custo de capital: segundo o estudo, o retorno obtido pelas operadoras sobre os recursos investidos foi insuficiente para cobrir o custo de captação e manutenção desse capital ao longo do período analisado, especialmente após a pandemia.
Desempenho inferior a outros segmentos: a margem líquida média das operadoras foi inferior à observada em outros elos da cadeia da saúde. Enquanto o setor de planos de saúde registrou margem de 3,5% entre 2010 e 2025, a indústria farmacêutica apresentou margem média de 19,6% no mesmo período.
Os indicadores também mostram que as despesas assistenciais seguem crescendo em ritmo superior ao das receitas e da inflação. Em 2025, de cada mensalidade paga pelos beneficiários, cerca de R$ 15 permaneceram, em média, com as operadoras após o pagamento das despesas assistenciais.
Sustentabilidade e ajustes regulatórios
No segmento de planos individuais, a equipe técnica da FenaSaúde destacou que há um descompasso entre a evolução dos custos assistenciais e os mecanismos de reajuste atualmente vigentes. Segundo a entidade, essa diferença representa um dos principais desafios para a sustentabilidade econômico-financeira do setor.
Outro tema abordado foi o impacto do envelhecimento populacional. Atualmente, a proporção de beneficiários na última faixa etária em relação à primeira é de 72%. As projeções apresentadas indicam que essa relação poderá alcançar 109% na próxima década, em um ritmo de envelhecimento superior ao observado nos últimos 25 anos.
“Esse cenário reforça a necessidade de atualização das regras que regem o mercado, de forma a acompanhar as transformações demográficas, epidemiológicas e econômicas do país”, afirmou Rafael Scherre, diretor de Regulação Econômica da FenaSaúde.
Durante a transmissão, a entidade também defendeu a ampliação do debate sobre mecanismos de compartilhamento de custos, como coparticipação e franquias. De acordo com Bruno Sobral, esses instrumentos podem ampliar as alternativas de acesso aos planos de saúde e contribuir para o equilíbrio e a sustentabilidade do sistema no longo prazo.
“Os números mostram que a saúde suplementar segue atendendo mais de 50 milhões de brasileiros, mas enfrenta desafios estruturais que exigem aperfeiçoamentos regulatórios e instrumentos capazes de garantir sua sustentabilidade no longo prazo. O envelhecimento populacional, a evolução dos custos assistenciais e a necessidade de ampliar o acesso exigem um debate baseado em evidências e na busca de soluções que preservem o equilíbrio do sistema de saúde no país”, concluiu Sobral.
]]>Asteroide Seguros anuncia Adam Schwegler para área comercial
https://revistaapolice.com.br/2026/06/asteroide-seguros-anuncia-adam-schwegler-para-area-comercial/
Wed, 24 Jun 2026 12:26:25 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140381A Asteroide Seguros anunciou a contratação de Adam Schwegler como novo diretor comercial. O executivo assume a missão de estruturar a operação comercial da corretora em escala nacional e ampliar a presença da companhia em segmentos estratégicos do mercado corporativo. A atuação terá foco no portfólio voltado a empresas, que inclui seguros para transportes, frotas, […]
]]>A Asteroide Seguros anunciou a contratação de Adam Schwegler como novo diretor comercial. O executivo assume a missão de estruturar a operação comercial da corretora em escala nacional e ampliar a presença da companhia em segmentos estratégicos do mercado corporativo.
A atuação terá foco no portfólio voltado a empresas, que inclui seguros para transportes, frotas, agronegócio, riscos patrimoniais, responsabilidade civil, linhas financeiras e benefícios.
Com mais de 15 anos de experiência em liderança comercial, Schwegler acumula passagens por empresas como Alper Seguros, Aon, Rodobens, Safe Care e PagBank. Ao longo da carreira, atuou na estruturação de áreas comerciais, desenvolvimento de canais de vendas e expansão de participação de mercado.
Na Asteroide, o executivo responderá diretamente ao CEO Evandro Caitano e integrará o núcleo de liderança formado por Rodrigo Queiroz, CCO e fundador, Fernando Fernandes, CFO, e Adriano Brasil, diretor de Placement.
“A Asteroide tem uma característica que é rara no mercado brasileiro, que é ter construído reputação técnica a partir de um nicho exigente como transportes e expandido essa lógica para um portfólio corporativo mais amplo, sem perder profundidade. Estamos em um momento em que essa identidade pode ganhar escala, e meu papel é organizar a estrutura comercial para que esse crescimento aconteça de forma sustentável”, afirma Adam Schwegler.
Para Evandro Caitano, a chegada do executivo está alinhada ao momento de expansão da companhia. “A Asteroide construiu, ao longo de uma década, uma reputação técnica que hoje se aplica a todo o portfólio corporativo. Esse é um mercado em que o cliente não compra apólice, contrata gestão de risco, e isso exige time comercial preparado para essa conversa em diferentes linhas, com profundidade. O Adam reúne o histórico e a maturidade para liderar essa frente em um momento em que a empresa está ampliando presença geográfica e base de clientes”, destaca
Fundada em Goiânia, em 2015, a Asteroide Seguros atua na gestão de riscos para empresas e desenvolveu sua trajetória com foco em uma abordagem consultiva. Em 2018, passou a operar como Grupo Asteroide Seguros, ampliando seu portfólio de soluções. Em 2025, iniciou uma nova etapa de crescimento com a abertura da operação em São Paulo e a aceleração da estratégia de expansão nacional.
]]>ISB Brasil conclui pesquisa na Semana do Seguro
https://revistaapolice.com.br/2026/06/isb-brasil-conclui-pesquisa-na-semana-do-seguro/
Wed, 24 Jun 2026 12:21:23 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140378Como parte das ações da Semana do Seguro de Curitiba, instituída pela Lei Municipal nº 16.618, o ISB Brasil realizou uma pesquisa de campo para avaliar a percepção da população sobre o mercado de seguros e contribuir para o fortalecimento da cultura da proteção. O levantamento foi realizado em dois dias e em três dos […]
]]>Como parte das ações da Semana do Seguro de Curitiba, instituída pela Lei Municipal nº 16.618, o ISB Brasil realizou uma pesquisa de campo para avaliar a percepção da população sobre o mercado de seguros e contribuir para o fortalecimento da cultura da proteção.
O levantamento foi realizado em dois dias e em três dos principais espaços públicos da capital paranaense. Em 14 de junho, a ação ocorreu no Parque Barigui e no Parque Iberê de Matos, conhecido como Parque Bacacheri. Já em 21 de junho, a pesquisa foi conduzida no Passeio Público.
Ao longo das atividades, diretores, associados, corretores de seguros, executivos de seguradoras e representantes de assessorias ouviram moradores da cidade para coletar informações sobre o nível de conhecimento da população em relação aos seguros, às seguradoras, ao papel dos corretores e às diferentes modalidades de proteção financeira, familiar e patrimonial.
Para a presidente do ISB Brasil, Danielle Saad, a iniciativa contribui para aproximar o setor das demandas da sociedade. “Estamos ouvindo o cidadão curitibano para entender sua percepção sobre os produtos de seguro e identificar oportunidades para ampliar a cultura da proteção”, destacou.
A expectativa da entidade é que os resultados do levantamento sirvam de subsídio para seguradoras, corretoras, assessorias e demais instituições do setor, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais alinhadas às necessidades da população e para a ampliação da cultura do seguro em Curitiba e em outras regiões do país.
]]>STOA participa do MDRT Annual Meeting 2026
https://revistaapolice.com.br/2026/06/stoa-participa-do-mdrt-annual-meeting-2026/
Tue, 23 Jun 2026 14:58:04 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140373A STOA participou da última edição do MDRT Annual Meeting 2026, realizado em Anaheim, na Califórnia (EUA). O evento reuniu profissionais dos segmentos de seguros de vida, planejamento financeiro, gestão patrimonial e desenvolvimento profissional de diferentes países. Considerado um dos principais encontros globais do setor de seguros, o MDRT Annual Meeting contou com uma programação […]
]]>A STOA participou da última edição do MDRT Annual Meeting 2026, realizado em Anaheim, na Califórnia (EUA). O evento reuniu profissionais dos segmentos de seguros de vida, planejamento financeiro, gestão patrimonial e desenvolvimento profissional de diferentes países.
Considerado um dos principais encontros globais do setor de seguros, o MDRT Annual Meeting contou com uma programação voltada à educação contínua, troca de experiências internacionais e ao fortalecimento de conexões entre profissionais do mercado financeiro e de seguros.
Durante o evento, a STOA destacou seu compromisso com a formação de novos talentos, a valorização da ética profissional e o incentivo à participação de profissionais brasileiros no próximo ciclo da Million Dollar Round Table (MDRT), associação global que reúne profissionais de alta performance em seguros e planejamento financeiro.
Para o CEO da STOA, Eduardo Marcellini, a participação no encontro teve caráter estratégico. “Estar no MDRT Annual Meeting 2026 foi uma experiência extremamente enriquecedora. O evento reuniu conteúdos relevantes, profissionais de alto nível e discussões fundamentais para o futuro do nosso setor. Voltamos ainda mais comprometidos em ampliar o acesso dos profissionais brasileiros a esse ambiente de desenvolvimento, excelência e conexão global”, afirmou.
Entre os destaques do próximo ciclo esteve a posse do novo Comitê Executivo da MDRT, que terá como presidente John F. Nichols, profissional com atuação em seguros de vida, proteção de renda e coberturas por invalidez. A liderança reforça o foco da entidade em educação contínua, ética e desenvolvimento da carreira dos associados.
A programação incluiu apresentações na plataforma principal, com palestrantes internacionais e conteúdos sobre vendas, estratégias de negócios, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e desenvolvimento de carreira. Também contou com o MDRT Speaks, com relatos de membros sobre produtividade, engajamento de clientes e práticas comerciais.
Outro destaque foi a ConneXion Zone, espaço dedicado ao networking, com mais de 75 sessões voltadas a soluções práticas e inovação no setor.
Segundo Luiz Sampaio, cofundador da STOA, o evento ampliou as conexões internacionais da associação. “O MDRT Annual Meeting 2026 fortaleceu nossa visão sobre a importância do networking global. Tivemos contato com profissionais de diferentes países, realidades e modelos de atuação, o que ampliou nossa perspectiva sobre o mercado e abriu novas possibilidades de colaboração. Essa troca internacional foi essencial para levarmos ainda mais valor aos profissionais brasileiros”, concluiu.
]]>Sou Segura anuncia reposicionamento institucional
https://revistaapolice.com.br/2026/06/sou-segura-anuncia-reposicionamento-institucional/
Tue, 23 Jun 2026 14:51:03 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140370A Sou Segura anunciou um novo posicionamento institucional, marcando uma nova etapa de sua atuação voltada ao desenvolvimento e à valorização das mulheres no mercado de seguros. A associação passa a concentrar suas iniciativas em três pilares estratégicos: formação, desenvolvimento de lideranças e transformação da cultura organizacional do setor. Segundo a entidade, o reposicionamento “reflete […]
]]>A Sou Segura anunciou um novo posicionamento institucional, marcando uma nova etapa de sua atuação voltada ao desenvolvimento e à valorização das mulheres no mercado de seguros. A associação passa a concentrar suas iniciativas em três pilares estratégicos: formação, desenvolvimento de lideranças e transformação da cultura organizacional do setor.
Segundo a entidade, o reposicionamento “reflete a evolução de sua trajetória nos últimos anos e reforça a missão de ampliar oportunidades para que mais mulheres avancem profissionalmente, ocupem posições de liderança e ampliem sua participação no setor”. A iniciativa também contempla o fortalecimento da estrutura institucional, com foco em governança, compliance, transparência e sustentabilidade.
A nova fase é conduzida por uma diretoria formada totalmente por profissionais do mercado segurador, liderada pela presidente Camila Maximo. Também integram a gestão, Mariana Valdiero, Ana Carolina Mello, Valéria Chaves, Simone Ramos, Daniela Tseimatzidis e Priscila Russo, reunindo experiências em áreas como finanças, tecnologia, educação, desenvolvimento profissional e inovação.
“Esse ano, iniciamos um novo ciclo para a Sou Segura. Preservamos nossa essência e nosso legado, com uma atuação estruturada, focada em gerar impacto por meio da educação, da formação e da construção de conexões que impulsionem o crescimento profissional das mulheres. Queremos fortalecer nossa atuação como uma plataforma de desenvolvimento e networking para todo o mercado”, afirma Camila.
Entre as iniciativas destacadas pela associação estão os programas de mentoria, consideradas uma das principais ações de desenvolvimento proposta pela Sou Segura. Ao longo dos ciclos, mais de 700 pessoas participaram da iniciativa, que promove a troca de experiências entre profissionais experientes e novas lideranças. Para este ano, a expectativa é formar cerca de 50 novas duplas de mentores e mentoradas, com início das atividades previsto para agosto.
Outro destaque é a premiação promovida pela associação, voltada ao reconhecimento de empresas que adotam práticas alinhadas à equidade de gênero e à diversidade. O programa utiliza critérios baseados nos Women’s Empowerment Principles (WEPs), iniciativa da ONU Mulheres, com o objetivo de estimular ambientes corporativos mais inclusivos.
O reposicionamento também inclui a modernização dos canais de relacionamento da entidade. Entre as medidas previstas está a reformulação do site institucional, que passará a concentrar indicadores de impacto, informações sobre programas, prestação de contas e novos mecanismos de participação para associados, patrocinadores e apoiadores.
Com a nova estratégia, a Sou Segura busca ampliar a oferta de programas educacionais, fortalecer parcerias estratégicas e contribuir para o desenvolvimento de um mercado de seguros mais diverso e preparado para os desafios futuros.
]]>Parceria entre Banrisul e Wiz Co projeta crescer em 330 cidades gaúchas
https://revistaapolice.com.br/2026/06/parceria-entre-banrisul-e-wiz-co-projeta-crescer-em-330-cidades-gauchas/
Tue, 23 Jun 2026 14:14:48 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=140367Nova fase da parceria busca ampliar rede de correspondentes bancários em outros municípios do estado, obter ganho operacional e aumentar volume de originação em crédito consignado
]]>A parceria entre o Banrisul e a Wiz Co, firmada em setembro do ano passado, iniciou uma nova fase de expansão comercial no Rio Grande do Sul após concluir o ciclo de estruturação tecnológica e operacional, voltada à distribuição de crédito consignado no estado. Esse movimento marca a consolidação da Banriponto by Wiz, unidade criada para liderar a atuação no RS.
A estratégia prevê a ampliação da atual rede de aproximadamente 900 correspondentes bancários, a expansão da oferta de produtos financeiros e o aumento da originação de crédito em novos municípios gaúchos.
Atualmente, a operação já está presente em mais de 300 municípios cobertos pela rede de correspondentes credenciados e projeta alcançar cerca de 330 cidades até o final de 2026, ampliando a cobertura regional em aproximadamente 10%. A expectativa da companhia é que o consignado estadual alcance cerca de R$ 80 milhões em volume originado até o final do ano, consolidando-se como principal eixo de crescimento da parceria.
Este resultado será impulsionado pela entrada em operação do convênio de crédito consignado do Estado do Rio Grande do Sul e pela adesão crescente de correspondentes bancários ao modelo desenvolvido pela parceria.
Nos últimos meses, a Wiz concentrou esforços no desenvolvimento de sistemas proprietários voltados à automação dos processos de crédito, integração operacional com parceiros, estruturação das equipes e escalabilidade da gestão comercial. Segundo a companhia, a plataforma própria da operação é amigável, com funcionalidades diferenciadas e permite reduzir em até 15% o tempo médio de processamento das propostas, além de ampliar a capacidade operacional da rede sem necessidade de aumento da estrutura administrativa.
“O objetivo foi construir uma operação moderna, automatizada e capaz de suportar crescimento em larga escala com controle e eficiência operacional. Hoje conseguimos dar agilidade à ação comercial sem renunciar ao compliance e à governança”, afirma Anderson Mello, diretor-executivo da Banriponto by Wiz.
A estratégia de expansão ganhou força no mês de maio, após a realização de uma série de roadshows em quatro cidades gaúchas (Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre). Os encontros reuniram mais de 100 correspondentes bancários. Em apenas dois dias após o encerramento dessa agenda, mais de 50 novos parceiros se candidataram para atuar como futuros Banripontos, como são chamados os correspondentes bancários que operam por meio da parceria.
A parceria também busca posicionar o Banrisul de forma mais competitiva no mercado de distribuição de produtos financeiros a partir de um modelo híbrido que combina tradição institucional e tecnologia de gestão operacional. Enquanto o banco define as diretrizes, os critérios regulatórios e as políticas operacionais, a Wiz assume a gestão da rede de correspondentes, o suporte comercial e o acompanhamento de resultados, além de processamento operacional e pagamento de comissões.
A operação também prevê expansão gradual do portfólio para além do consignado estadual. Já estão em fase de testes os novos convênios municipais e produtos relacionados ao consórcio. Ainda este ano, espera-se a entrada nos segmentos de seguros, capitalização e serviços de assistências.
Para Anderson Mello, o avanço da parceria representa uma mudança estrutural na forma de distribuição de produtos financeiros no Rio Grande do Sul. “Estamos unindo a tradição do Banrisul, uma instituição histórica do estado, com uma operação altamente tecnológica e especializada em escala comercial. É um modelo de integração operacional que beneficia o banco, os correspondentes e os clientes do Banrisul”, afirma o diretor-executivo.
Em 2025, a Wiz Co encerrou o ano com receita bruta de R$ 2 bilhões e lucro consolidado próximo de R$ 400 milhões, além de R$ 14 bilhões em vendas de crédito consignado e consórcios e R$ 4 bilhões em prêmios de seguros comercializados. No primeiro trimestre de 2026, a companhia anunciou o lucro líquido ajustado de R$ 59,3 milhões, com destaque para o segmento de seguros, que obteve R$ 157,6 milhões em receita e crescimento de 4,5% na comparação com o mesmo período no ano anterior.