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A revista do mercado de SegurosMon, 12 May 2025 14:39:45 +0000pt-BR
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3232Icatu Seguros homenageia mães com personagens de contos clássicos
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Mon, 12 May 2025 14:39:43 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121155Todo personagem tem uma origem. E, no começo de toda história, está uma mãe. Pensando nisso, a Icatu Seguros – maior seguradora independente do país em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização – lança sua campanha de Dia das Mães resgatando, com a ajuda da Inteligência Artificial, figuras maternas que ficaram ausentes nas histórias clássicas […]
]]>Todo personagem tem uma origem. E, no começo de toda história, está uma mãe. Pensando nisso, a Icatu Seguros – maior seguradora independente do país em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização – lança sua campanha de Dia das Mães resgatando, com a ajuda da Inteligência Artificial, figuras maternas que ficaram ausentes nas histórias clássicas da literatura. A proposta é homenagear as mães da vida real por meio de personagens que representam cuidado, coragem e presença – pilares essenciais da maternidade, tão invisibilizados quanto fundamentais.
Sob o conceito criativo “Icatu Seguros. Para todos os capítulos da sua história”, lançado na campanha institucional de março, a nova ação dá continuidade à narrativa com o mote: “Mães na História – Para todos os capítulos de ser mãe. Icatu Seguros.” Desenvolvida em parceria com a agência Monks, do grupo S4 Capital, a campanha utiliza IA para imaginar mães que nunca tiveram seu papel contado — mas que, se existissem, talvez tivessem feito toda a diferença nos enredos dos filhos.
Entre elas estão Eleonor, mãe da Alice no País das Maravilhas, uma estudiosa que incentiva a filha a explorar o mundo com lógica e criatividade; Anna, mãe da Chapeuzinho Vermelho, uma mulher que desde cedo ensina à filha a importância da responsabilidade; e Beatrice, mãe do gigante do conto João e o Pé de Feijão, uma arquiteta que mora nas nuvens.
A criação dessas personagens foi inspirada em dados que revelam a realidade da maternidade no Brasil. Segundo o IBGE, 85% do trabalho de cuidado no país ainda recai sobre as mulheres e elas são as principais responsáveis de 84% das crianças brasileiras. Já segundo dados do Serasa, 93% das mulheres brasileiras contribuem financeiramente com suas famílias.
“Neste Dia das Mães, decidimos lançar luz sobre personagens que não tiveram destaque, mas que poderiam estar por trás das grandes histórias que conhecemos. Porque, por trás de cada herói, princesa ou gigante, pode existir uma mãe que ensinou, cuidou, protegeu. Com essa campanha, queremos homenagear essas mulheres reais e lembrar que proteger quem protege é, e sempre será, a missão da Icatu”, afirma Cinthia Kato, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.
“Nesse novo capítulo da parceria com Icatu, aliamos o poder das boas histórias à inteligência artificial para revelar personagens que, sabemos, vivem sendo esquecidas: as mães. A campanha dá continuidade a conversa que Icatu iniciou esse ano ao usar as fábulas clássicas para destacar a importância do seguro nos diversos momentos das nossas histórias”, afirma Alessandra Muccillo, Group Creative Director da Monks.
A campanha será veiculada nos principais canais da Icatu Seguros a partir de 9 de maio. Com uma abordagem que une inovação tecnológica, sensibilidade criativa e propósito, a ação reforça o posicionamento da seguradora como parceira para todos os capítulos da vida.
]]>Lounge da Sancor Seguros promove experiência marcante em Interlagos
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Mon, 12 May 2025 10:03:57 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121151No final de semana de 3 e 4 de maio, a Sancor Seguros promoveu um espaço de celebração e proximidade com os corretores e parceiros comerciais, ao promover uma experiência exclusiva em seu lounge durante mais uma etapa da Stock Car no Autódromo de Interlagos. A ação fez parte da premiação da campanha de vendas […]
]]>No final de semana de 3 e 4 de maio, a Sancor Seguros promoveu um espaço de celebração e proximidade com os corretores e parceiros comerciais, ao promover uma experiência exclusiva em seu lounge durante mais uma etapa da Stock Car no Autódromo de Interlagos. A ação fez parte da premiação da campanha de vendas Acelera, realizada nos meses de fevereiro e março, e também contou com a presença de convidados estratégicos da companhia.
Com vista privilegiada para a pista e uma estrutura pensada nos mínimos detalhes, o lounge foi cenário de reconhecimento e emoção. Para Sandro Moraes, Superintendente Comercial da Sancor nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a proposta central foi clara: “Promover uma experiência diferenciada para nossos corretores e parceiros de negócios.”
Ao longo dos dois dias de evento, os convidados puderam acompanhar de perto a performance das máquinas que protagonizam a corrida, interagir com pilotos e curtir uma programação. “Não foi apenas uma escolha. Os convidados que participaram da campanha conquistaram esse momento por meio de ações específicas de vendas. A premiação foi no final de semana em Interlagos — e fizemos questão de tornar isso especial”, destacou Sandro.
Para o corretor Wilsinho Pereira, um dos premiados da campanha, a experiência foi inesquecível. “Foi fantástica. Gostamos muito da emoção, da participação próxima com os pilotos e dos carros incríveis. Além disso, o relacionamento com a equipe da Sancor foi impecável. Nos receberam com muito carinho e atenção. Só temos a agradecer”, afirmou.
A organização do evento também chamou a atenção dos participantes. “O que mais me impressionou foi a administração do tempo para coordenar tantas atividades com envolvimento do público. A estrutura de alimentação e open bar estava excelente, com equilíbrio, qualidade e fartura. Tudo muito bem organizado. Parabéns à equipe e à Sancor por escolher um evento tão qualificado”, ressaltou Wilsinho.
Além de proporcionar um momento único aos seus parceiros, a ação reforçou o posicionamento da seguradora que valoriza o relacionamento humano e o reconhecimento de quem caminha ao seu lado. “A importância de ações como essa está no fortalecimento do vínculo, na valorização dos corretores e na fidelização das nossas parcerias”, completou Sandro.
]]>Planejar leva atendimento gratuito à população na semana ENEF 2025
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Mon, 12 May 2025 09:55:08 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121148A educação financeira vai ganhar as ruas, estações de transporte, universidades e centros comunitários durante a 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece entre os dias 12 e 18 de maio. A iniciativa é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira, presidido este ano pela Susep, e reúne ações de diversas entidades […]
]]>A educação financeira vai ganhar as ruas, estações de transporte, universidades e centros comunitários durante a 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece entre os dias 12 e 18 de maio. A iniciativa é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira, presidido este ano pela Susep, e reúne ações de diversas entidades comprometidas com o fortalecimento da saúde financeira da população. Entre elas está a Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), que participa com uma agenda de 39 atividades gratuitas conduzidas por profissionais certificados CFP®.
Durante toda a semana, planejadores voluntários vão atuar em clínicas financeiras, oficinas e palestras voltadas à organização do orçamento, orientação sobre crédito, investimentos, seguros, previdência e riscos, além do apoio a pequenos empreendedores. A proposta é aproximar o planejamento financeiro da realidade das pessoas, levando o atendimento para lugares de grande circulação ou de vulnerabilidade econômica. A atuação é presencial, prática e democrática, já que muitas das ações são abertas a qualquer pessoa interessada em participar.
Para Ana Leoni, CEO da Planejar, existe uma grande demanda por orientação confiável e descomplicada. “Muitas pessoas não sabem por onde começar e acabam tomando decisões importantes sem nenhuma referência. Nosso papel é oferecer esse ponto de partida”, afirma. As ações previstas pela associação buscam trazer impacto direto e imediato para quem precisa reorganizar as finanças, compreender opções de crédito ou dar os primeiros passos em direção à segurança e estabilidade financeira. “As pessoas vão se surpreender quando perceberem que o planejamento financeiro se aplica a todas as classes sociais. A informação correta pode ajudar a transformar vidas”, garante.
Em São Paulo, as clínicas de atendimento serão montadas pela B3 nas estações de metrô e pelo Sicoob na Estação CPTM Brás, com atendimento entre os dias 12 a 16 de maio. No local circulam cerca de 60 mil pessoas por hora.
Os planejadores financeiros CFP® também atuarão em oficinas no Hub Green Pinheiros e palestras em escolas públicas.
No Rio de Janeiro, os profissionais atuarão em comunidades como o Arca Hub e a Associação Espaço Pequeno Cidadão. O Sicoob também montará uma clínica no metrô da Carioca entre os dias 12 e 16 de maio.
A presença da Planejar, por meio dos planejadores financeiros CFP®, se estende ainda a cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Brasília, Guarulhos, Jundiaí, Ribeirão Preto, Itapevi e Niterói. “Não estamos falando de conteúdo técnico, mas de conversa acessível, que ajude alguém a entender se consegue pagar uma dívida, acessar um crédito ou guardar dinheiro no fim do mês. Isso já muda tudo”, pontua Leoni. Segundo ela, levar esse tipo de conhecimento a mais pessoas é uma forma concreta de promover autonomia.
Além das ações abertas ao público, a agenda inclui iniciativas fechadas ou voltadas a públicos específicos, como estudantes e comunidades. A programação completa está disponível no site da Semana Enef. Confira abaixo algumas das atividades abertas ao público:
São Paulo (SP)
12 a 16/05 – 9h às 16h
Clínicas Financeiras – Estação CPTM Brás
Endereço: Praça Agente Cícero s/nº – Brás , São Paulo -SP
12/05 e 13/05 – 10h às 15h
•Clínicas Financeiras – Metrô Ana Rosa
Endereço: Rua Vergueiro, 505 – Paraíso, São Paulo – SP
14/05 – 10h às 16h
Clínicas Financeiras – Hub Green Pinheiros
Endereço: R. Sumidouro, 580 – Pinheiros, São Paulo – SP
14/5 e 15/05 – 10h às 15h
Clínicas Financeiras – Metrô Tatuapé
Endereço: R. Melo Freire, s/n – Tatuapé, São Paulo – SP
Rio de Janeiro (RJ)
12 à 16/05 – 9h30 às 17h30
Clínicas Financeiras – Metrô da Carioca
Endereço: Av. República do Chile com Av. Almirante Barroso – Centro, Rio de Janeiro – RJ
]]>Wiz Co bate recorde e emite R$ 1 bi em prêmios no primeiro trimestre
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Mon, 12 May 2025 09:38:31 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121146A Wiz Co (B3: WIZC3) – corretora de seguros especializada em bancassurance e distribuidora de consórcios e crédito – divulgou seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025, período em que atingiu recorde histórico em prêmios de seguros emitidos, chegando à marca de quase R$ 1 bi – R$ 976,2 milhões no 1T25 -, resultado […]
]]>A Wiz Co (B3: WIZC3) – corretora de seguros especializada em bancassurance e distribuidora de consórcios e crédito – divulgou seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025, período em que atingiu recorde histórico em prêmios de seguros emitidos, chegando à marca de quase R$ 1 bi – R$ 976,2 milhões no 1T25 -, resultado 15,9% maior do que o do mesmo período do ano anterior.
Além disso, a companhia registrou R$ 259,2 milhões em Receita Líquida ex Comissões, sendo R$ 211,2 milhões das operações correntes (ex Rede Caixa), crescimento de 16,7% frente a 2024. Já o Lucro Líquido Consolidado teve aumento de 25,0% se comparado ao primeiro trimestre daquele ano, com um total de R$ 84,1 milhões, impulsionado pelo resultado operacional.
O Lucro Líquido da Controladora (Atribuível aos Acionistas Controladores) atingiu R$ 46,7 milhões no período, 24,5% maior que o apresentado no 1T24, o resultado foi impulsionado, especialmente, pelo bom desempenho comercial das Unidades de Negócio da Companhia.
“Nossos resultados deste primeiro trimestre mostram a capacidade da Wiz Co em crescer sustentavelmente, mesmo em meio a cenários macroeconômicos mais instáveis. Os bons números do período se devem ao ótimo desempenho comercial de nossas unidades e ao uso de tecnologia proprietária, como a Wiz Pro, que é uma das nossas principais vantagens competitivas”, analisa Marcus Vinícius de Oliveira, CEO da Wiz Co.
Segundo o executivo, um dos principais objetivos da companhia é seguir com os avanços da sua plataforma tecnológica proprietária. “Ao longo deste primeiro trimestre evoluímos em diversas funcionalidades na ferramenta, como vendas, operações, gestão e engajamento”, completa.
Seguros
Na vertical de Seguros, a companhia chegou à marca de R$ 81,9 milhões em Lucro Líquido Consolidado, resultado 43,4% acima do 1T24. “Esse desempenho está relacionado à força das nossas unidades de negócio, como a Wiz Corporate e Inter Seguros”, informa o CEO.
A Wiz Corporate alcançou R$ 166,1 milhões em Prêmio Emitido no período, enquanto a Inter Seguros teve um salto de 76,5% em Prêmio Emitido, chegando ao recorde de R$ 111,1 mi. “Tivemos o melhor trimestre da história nesta unidade, com recorde em prêmio emitido e alcançando a marca de oito milhões de contratos ativos”, finaliza Marcus, ao destacar os resultados da Inter Seguros.
A Receita Bruta da Unidade de Negócios Inter Seguros alcançou R$ 81,8 milhões, superando em 56,3% o 1T24. O Lucro Líquido no período foi de R$ 29,0 milhões, 41,8% acima do mesmo período de 2024.
Crédito e consórcios
Quando o assunto é a distribuição de crédito e consórcios, os resultados também foram positivos e fechamos o período com R$ 3,6 bilhões emitidos, em linha com o mesmo trimestre de 2024.
Em EBITDA o segmento registrou R$ 25,2 milhões, marca 21,3% acima do mesmo período do ano passado.
Debêntures
A companhia ainda alongou o cronograma de pagamento de dívidas com a 2° emissão de debêntures simples no valor de R$ 300 milhões, abaixando do custo financeiro de CDI + 2,5% para CDI + 1,9%, o que acabou por reduzir o custo de servir a dívida.
]]>CCS-SP discute os impactos das mudanças na legislação de seguros
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Fri, 09 May 2025 17:38:06 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121141O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) promoveu almoço, no dia 6 de maio, no Terraço Itália, com o objetivo de atualizar seus associados e esclarecer dúvidas em relação às mudanças na legislação de seguros. Atendendo ao convite do mentor do CCS-SP, Álvaro Fonseca, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e o […]
]]>O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) promoveu almoço, no dia 6 de maio, no Terraço Itália, com o objetivo de atualizar seus associados e esclarecer dúvidas em relação às mudanças na legislação de seguros. Atendendo ao convite do mentor do CCS-SP, Álvaro Fonseca, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e o coordenador do Comitê Jurídico, Adilson Neri Pereira, elencaram os pontos principais das novas leis (Lei 15.040/2024 e Lei Complementar 213/2025) que podem afetar a atividade de corretagem de seguros.
Sobre a Lei 15.040 (novo Marco Legal do Seguro), que foi aprovada em dezembro de 2024 e deverá entrar em vigor em dezembro deste ano, Adilson Neri destacou alguns pontos. O primeiro indica que “o estipulante não pode suprimir a escolha do corretor feita pelo beneficiário de seguro”. Para ele, a lei reacende uma antiga discussão sobre a definição do beneficiário, comum, por exemplo, no seguro fiança locatícia. “Entre o locatário e o inquilino, quem é o beneficiário?”, questionou. “O importante é que se reafirma a escolha do corretor pelo inquilino”, acrescentou.
A lei define, ainda, que a “renovação ou prorrogação do seguro poderão ser intermediadas por outro corretor, de livre escolha do segurado ou estipulante”. Segundo Adilson Neri, está claro que não há impedimento para que outro corretor entre na disputa. Outro ponto levantado foi a mudança no prazo para pagamento de sinistro. De acordo com a lei, a seguradora terá 30 dias para pagar o sinistro e, se precisar de documentos adicionais, terá o prazo de cinco dias úteis. Adilson Neri observou que será difícil aplicar este prazo para alguns seguros, como o de transporte marítimo internacional, cujos processos são diferentes e demandam longos procedimentos.
Regulamentação das cooperativas
Adilson Neri também destacou alguns pontos da Lei Complementar 213, publicada em janeiro, que regulamenta o funcionamento de cooperativas de seguros e de grupos de proteção patrimonial mutualista. Ele fez questão de distinguir as associações de proteção veicular das mútuas. “São completamente diferentes. As cooperativas vendem seguro e competem com as seguradoras. Já as mútuas não vendem seguro, mas planos de proteção patrimonial”, disse.
No caso das cooperativas, a lei também trouxe uma distinção, o cosseguro, que está autorizado mesmo em cooperativas singulares ou entre centrais de cooperativas ou confederações, nos modelos vertical, horizontal ou cruzado. Mas, segundo o advogado, assim como ocorre no seguro, as cosseguradoras não são responsáveis solidárias e em caso de ação judicial todas serão chamadas em juízo.
Adilson Neri destacou que a venda de proteção por meio de associações de proteção patrimonial não precisa ser feita por corretores e que a venda direta é permitida. “O corretor pode vender? Claro que pode, a qualquer momento”, disse. No entanto, alertou os corretores para que fiquem atentos à solvência tanto de cooperativas como de mútuas. “Elas não estão sujeitas à falência, mas à liquidação extrajudicial, por isso, precisamos conhecer os marcos regulatórios pertinentes”, disse.
O mentor Álvaro Fonseca encerrou o evento, agradecendo a análise e os esclarecimentos feitos pelos convidados e ressaltando a importância de manter os corretores informados sobre as mudanças que podem afetar a atividade. “As novas leis transformam o sistema de seguros no Brasil. Por isso, ao promover este encontro, o CCS-SP cumpre o seu papel de prover conhecimento e informação para preparar os corretores para os desafios futuros”, disse.
]]>Porto alcança lucro de R$ 832 milhões no 1º tri e fortalece diversificação
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Fri, 09 May 2025 14:58:37 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121138EXCLUSIVO – O Grupo Porto iniciou 2025 colhendo os frutos de uma estratégia cuidadosamente desenhada ao longo dos últimos anos: a diversificação das suas frentes de atuação e a consolidação das quatro verticais de negócios – Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço – dentro do Ecossistema Porto. No primeiro trimestre, a companhia […]
]]>EXCLUSIVO – O Grupo Porto iniciou 2025 colhendo os frutos de uma estratégia cuidadosamente desenhada ao longo dos últimos anos: a diversificação das suas frentes de atuação e a consolidação das quatro verticais de negócios – Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço – dentro do Ecossistema Porto. No primeiro trimestre, a companhia registrou uma receita total de R$ 9,9 bilhões, crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2024, e atingiu o maior lucro recorrente de sua história: R$ 832,3 milhões, avanço de 28%.
A mudança de perfil da companhia pode ser percebida também na contribuição de cada vertical para o resultado consolidado. A Porto Seguro, que tradicionalmente liderava com folga, agora responde por 42% do lucro total, ante 57% no primeiro trimestre de 2024. Porto Bank (26%), Porto Saúde (24%) e Porto Serviço (7%) ampliaram sua participação, demonstrando a maturidade do ecossistema e a solidez das frentes complementares de negócio. Todas as unidades reportaram rentabilidade superior a 22% sobre o patrimônio, resultando em um ROAE consolidado de 23,9%.
A queda da participação da vertical de seguros no Grupo foi atribuído, pelo CEO da Porto, Paulo Kakinoff, a alguns fatores sazonais, como o aumento da sinistralidade no seguro de automóvel no primeiro tri. “Do outro lado, na vertical de saúde, houve um efeito parecido com o que foi o ano passado. Uma sinistralidade muito significativamente abaixo do que é a tradicional nesse trimestre. O acerto foi o desenvolvimento das outras verticais, no sentido delas compensarem a volatilidade que tipicamente existe em cada mercado e também a volatilidade do próprio país, do ponto de vista regulatório e macroeconômico”.
O desempenho financeiro foi igualmente robusto. O resultado financeiro somou R$ 383 milhões, alta de 68%, beneficiado por um cenário de IPCA mais elevado – que valorizou os papéis indexados à inflação – e pela performance positiva do Ibovespa. Já a carteira de aplicações financeiras, excluindo previdência e ALM, rendeu R$ 432,7 milhões, o equivalente a 99,4% do CDI. A busca por eficiência também deu frutos: o índice de eficiência operacional ficou em 10,9%, uma melhora de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.
Desempenho por vertical
Porto Seguro encerrou o trimestre com R$ 5,4 bilhões em receitas de prêmios (+6%). O destaque ficou por conta dos seguros de Vida (+16%) e Patrimonial (+10%). Em Auto, os prêmios cresceram 4%, com acréscimo de 146 mil veículos à frota segurada (+2%). A sinistralidade aumentou 2,5 p.p., reflexo de uma leve alta na frequência de eventos e da comparação com o primeiro trimestre de 2024, quando a sinistralidade esteve abaixo da média histórica. O Guidance da companhia, contudo, permanece inalterado.
Porto Saúde apresentou forte aceleração: a base de beneficiários do seguro saúde avançou 25%, chegando a 702 mil vidas, enquanto o segmento odontológico cresceu 27% e superou a marca de 1 milhão de clientes. A receita somou R$ 2 bilhões, alta de 35%, e o lucro líquido atingiu R$ 180 milhões, com expressivos 71% de crescimento. O índice combinado da vertical melhorou 4 pontos percentuais, alcançando 84%.
Porto Bank registrou receita de R$ 1,7 bilhão, alta de 29%, puxada por consórcios (+36%), cartões, financiamentos e empréstimos (+29%), capitalização (+21%) e riscos financeiros (+15%). A inadimplência acima de 90 dias caiu para 6,0%, recuo de 0,5 p.p. na comparação anual. O lucro líquido do período foi de R$ 192 milhões, avanço também de 29%.
Porto Serviço, por sua vez, alcançou R$ 671 milhões em receita (+9%). As vendas diretas ao consumidor final saltaram 129%, enquanto as parcerias estratégicas cresceram 24%, juntas representando um quarto do faturamento da vertical. O lucro líquido foi de R$ 54 milhões, 19% acima do registrado no 1T24.
Um ecossistema em expansão
A base de clientes da companhia ultrapassou 18,1 milhões de pessoas (+6%), enquanto os usuários do aplicativo Porto cresceram 20%, chegando a 4 milhões. Esses números reforçam a conexão da marca com seus clientes e corretores parceiros, que seguem sendo peças-chave no modelo de negócios da companhia.
A Porto incentiva os seus corretores de seguros a diversificarem também a sua atuação. “Acreditamos que a diversificação é a recompensa do investimento. Não vemos involução, os corretores não recuam de suas posições, o que acaba retroalimentando o processo”, destaca Kakinoff, acrescentando que um corretor que trabalha com mais de um produto do Grupo pode ganhar até cinco vezes mais do que o que trabalha monoproduto.
Para os corretores parceiros a Porto está criando um espaço de comunicação, para que eles possam direcionar conteúdo para os seus clientes. Será um laboratório “white label”, para que o corretor possa acrescentar sua marca e distribuir seu material.
O primeiro trimestre de 2025 marca um novo capítulo na trajetória da Porto, reafirmando seu compromisso com o cuidado integral da saúde, do bem-estar e do patrimônio das pessoas. Os resultados refletem não apenas eficiência operacional e solidez financeira, mas a consolidação de uma cultura voltada à excelência no atendimento e à inovação.
Com as novas regulamentações para cooperativas e associações de proteção veicular, Kakinoff não descarta o desenvolvimento de novos produtos, com coberturas mais aderentes a este público, com abrangência menor e prêmios mais competitivos.
]]>Millenials lideram ranking de afastamentos por saúde mental no trabalho em 2024
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Fri, 09 May 2025 11:15:27 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121136A geração dos Millennials liderou os afastamentos por saúde mental no trabalho em 2024. É o que revelam os dados do levantamento realizado pela B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, da It’sSeg Acrisure. De acordo com o estudo, 43% dos afastados são dos nascidos de 1981 a 1994. […]
]]>A geração dos Millennials liderou os afastamentos por saúde mental no trabalho em 2024. É o que revelam os dados do levantamento realizado pela B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, da It’sSeg Acrisure. De acordo com o estudo, 43% dos afastados são dos nascidos de 1981 a 1994. Na segunda posição da lista aparece a geração Z (nascidos após 1995), representando 33% dos afastamentos, enquanto a geração X (nascidos de 1966 a 1980) somou 16% dos afastamentos. Já os baby boomers (nascidos antes de 1965) ficaram com 3% dos afastamentos.
A pesquisa da consultoria inclui um recorte de 426 mil colaboradores em 14 empresas brasileiras de diversos setores, considerando os afastamentos do ano passado. O serviço de gestão de afastados passou a integrar a lista de soluções da It’sSeg no final de 2020, quando a companhia adquiriu a B2P. Em 2023, a gestão de afastados gerou uma redução de custos de R$ 118,8 milhões para as empresas atendidas. No total, foram contabilizados 8.095 casos de afastamentos.
“Esses números só reforçam como a saúde mental tem impactado cada vez mais a qualidade de vida dos trabalhadores. Mostra que há um grande descompasso entre vida pessoal e profissional, trazendo riscos significativos não só ao próprio colaborador como também à produtividade das companhias. As empresas precisam elaborar estratégias efetivas para lidar com esse tema e não deixarem o assunto para depois”, explica Marlene Capel, diretora da B2P.
A executiva diz que o departamento de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental na mediação entre as gerações, podendo criar políticas que valorizem as diferenças e promovam um ambiente de trabalho harmônico. “É possível criar programas de desenvolvimento profissional adaptados a cada geração, como também flexibilizar o modelo de trabalho para atender diferentes necessidades. Vale também estabelecer uma cultura organizacional inclusiva e diversa, usar a tecnologia para facilitar a comunicação entre gerações e treinamentos sobre respeito intergeracional e mediação de conflitos”, exemplifica Marlene.
Segundo a diretora da B2P, a liderança estratégica tem um papel essencial na gestão de gerações e na prevenção de afastamentos por doenças mentais. Ela cita algumas ações, como:
Análise de indicadores de saúde mental: monitoramento do bem-estar dos colaboradores por meio de pesquisas de clima e avaliação psicológica periódica.
Programas de apoio psicológico: implementação de assistência psicológica e treinamentos sobre gestão emocional.
Adaptação do ambiente de trabalho: criação de espaços de descompressão e incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Feedback contínuo: promoção de uma cultura de feedback transparente e construtivo para reduzir o estresse e a ansiedade.
Uso de tecnologia e IA: ferramentas de análise preditiva para identificar padrões de afastamento e criar planos de ação preventivos.
O portfólio de serviços da empresa do grupo It´sSeg inclui a gestão de informações dos afastados, o acompanhamento dos funcionários nestas condições (burocracia, perícia, tratamento e preparação para o retorno) e a oferta da gestão dos dados de programas de qualidade de vida.
Um dos focos de atuação da B2P é mitigar os custos com fator previdenciário das companhias. O tributo incide sobre a folha de pagamentos das organizações de acordo com frequência de afastamento e a severidade dos casos.
]]>BWS IoT lança dispositivo para proteção e recuperação de ativos
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Fri, 09 May 2025 11:03:43 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121132A BWS IoT lança uma tecnologia para atender as demandas do mercado segurador. Com foco na proteção e recuperação de bens em cenários de roubo e furto, a BWS apresentou sua solução híbrida inédita, que une as tecnologias 4G NB2 (Narrow Band IoT) e LoRaWAN (Long Range Wide Area Network) e apresenta uma combinação robusta e eficiente, especialmente em […]
]]>A BWS IoT lança uma tecnologia para atender as demandas do mercado segurador. Com foco na proteção e recuperação de bens em cenários de roubo e furto, a BWS apresentou sua solução híbrida inédita, que une as tecnologias 4G NB2 (Narrow Band IoT) e LoRaWAN (Long Range Wide Area Network) e apresenta uma combinação robusta e eficiente, especialmente em cenários de roubo e furto, com dupla conectividade, melhor segurança e eficiência econômica.
Desenvolvida para atender às demandas de rastreamento e monitoramento em tempo real, a nova linha BWS NB2 e LoRaWAN se destaca pela alta eficiência energética, com dispositivos projetados para operar por longos períodos, mesmo em condições adversas, como subsolos, áreas rurais e interiores de edifícios. Essa inovação é sustentada por tecnologias LPWA (Low-Power Wide Area) e comunicação híbrida, que oferecem uma solução escalável e confiável para o setor de seguros.
A nova tecnologia da BWS IoT chega como uma resposta às principais dores do mercado segurador, trazendo benefícios como:
Melhor eficiência na recuperação de ativos: A conectividade híbrida 4G NB2 e LoRa oferece redundância em situações de interferência ou uso de bloqueadores de sinal (jammers), aumentando a taxa de recuperação de veículos e ativos com um operacional eficiente;
Eficiência operacional: Com baixo consumo de energia e longa duração da bateria, os dispositivos minimizam a necessidade de manutenção, reduzindo custos operacionais.
Cobertura ampliada: A combinação de 4G NB2 e LoRa garante conectividade robusta em locais de difícil acesso, como áreas rurais, contribuindo para maior eficiência em rastreamento e recuperação.
Custo-benefício: A otimização do consumo de dados e a arquitetura simplificada resultam em soluções mais acessíveis, proporcionando um melhor alcance de comunicação a longas distâncias, (4G NB2 podendo chegar a até 10x mais em relação a tecnologia 4G CAT1 Bis, podendo também, chegar a uma redução de até 30% no custo de aquisição da tecnologia), ideais para grandes frotas e seguros massificados.
O diferencial da linha BWS 4G NB2 e LoRa está na sua capacidade de operar tanto de forma independente quanto híbrida, maximizando a segurança e a confiabilidade do rastreamento. Além disso, o grau de proteção IP67 e o design compacto dos dispositivos permitem sua instalação discreta e eficaz, aumentando as chances de recuperação de ativos em casos de sinistros.
“O mercado segurador sempre buscou soluções tecnológicas que entreguem mais segurança e eficiência com custos controlados. Com a nossa linha híbrida 4G NB2+LoRa, estamos oferecendo exatamente isso: uma ferramenta que eleva as taxas de recuperação de ativos, reduz os custos operacionais e entrega um ROI expressivo para seguradoras e clientes”, destaca Oswaldo Conti-Bosso, CEO e fundador da BWS IoT.
A nova solução da BWS IoT muda a forma como a conectividade IoT pode ser aplicada no mercado segurador. Ao combinar inovação e sustentabilidade, a empresa se posiciona como parceira estratégica para seguradoras que buscam oferecer proteção de bens mais eficiente e confiável.
]]>Ourocap completa 30 anos com sorteios milionários
https://revistaapolice.com.br/2025/05/ourocap-completa-30-anos-com-sorteios-milionarios/
Fri, 09 May 2025 10:51:40 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121129Produto Ourocap, da BB Seguros, completa 30 anos e faz campanha publicitária com Xande dos Pilares para estimular suas vendas
]]>O tradicional Ourocap completa 30 anos em 2025 e, para comemorar, a BB Seguros pode distribuir milhões em prêmios. A edição especial do produto, lançada neste 05 de maio, possibilitará aos clientes concorrerem em diferentes sorteios ao longo do ano.
Com um pagamento único de R$ 3 mil, os clientes Ourocap concorrerão a 1.500 prêmios instantâneos de R$ 3 mil, a cinco sorteios mensais de R$ 30 mil e, no sorteio especial, em dezembro, a 30 prêmios no valor de R$ 1 milhão. Ao fim da vigência do contrato, em 36 meses, os clientes recebem de volta o valor pago no título, com saldo atualizado pela Taxa Referencial.
“Ao completar 30 anos de Ourocap, nós celebramos não apenas os resultados e o protagonismo conquistado no mercado de capitalização, mas, principalmente, a solidez de um produto tradicional que transforma vidas” afirmou Antônio Carlos Teixeira, presidente da Brasilcap, empresa de capitalização BB Seguros.
Para comemorar as três décadas do produto, a BB Seguros está lançando uma campanha publicitária com o mote “acreditar, comprar e realizar”. Estrelada por Xande de Pilares, a campanha reforça a credibilidade do produto e celebra o seu legado. Com uma mensagem simples, clara e moderna, valoriza a confiança construída ao longo dos anos com os clientes. Nos próximos meses, o público será impactado através de meios digitais, TV, rádios, nas agências BB e em mobiliários urbanos.
Os títulos de capitalização Ourocap podem ser adquiridos nas agências e pelo aplicativo do Banco do Brasil. Sobre o Ourocap – O Ourocap é um produto de capitalização da modalidade tradicional, que proporciona aos seus clientes a oportunidade de juntar dinheiro de forma planejada. Os títulos comprados recebem uma ou mais combinações de números da sorte diferentes, e com eles o cliente participa de sorteios concorrendo a prêmios. Ao fim da vigência do plano, o saldo capitalizado, de 100% do valor pago no título somado ao reajuste da Taxa Referencial, é creditado na conta do cliente, sem necessidade de solicitar resgate.
]]>Olik nasceu de uma inquietação, para criar produtos diferentes
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Thu, 08 May 2025 18:49:58 +0000https://revistaapolice.com.br/?p=121125Insurtech Olik completa três anos de atuação no mercado brasileiro, investindo na distribuição digital dos produtos de seguro
]]>A Olik nasceu a partir de uma inquietação: por que o mercado de seguros ainda era tão engessado, manual e ineficiente para canais de distribuição de pequeno e médio porte? Em um setor dominado por grandes grupos e processos tradicionais, vimos uma oportunidade real de fazer diferente. Literalmente — “Olik” significa diferente.
Desde o princípio, a proposta era clara: criar um hub de integração leve, digital e acessível, capaz de otimizar a experiência dos canais de afinidade que enfrentavam dificuldades para vender seguros com qualidade, previsibilidade e agilidade. “Nossa missão era democratizar a tecnologia e torná-la aliada da distribuição”, afirma Marcio Magnaboschi, CEO e fundador da Olik.
Os Primeiros Passos e Seus Desafios
“Iniciamos com parcerias menores, que ajudaram a validar nossa proposta de valor. Percebemos rápido que havia mercado, mas o desafio era a tração. Canais pequenos, por mais promissores que fossem, ainda eram imaturos e, muitas vezes, sem estrutura para escala”, comenta João Duarte, também fundador e CTO.
Enquanto grandes players tinham orçamento e times dedicados, a insurtech apostou na eficiência, flexibilidade e inteligência de execução. Sem os investimentos massivos do mercado tradicional, o diferencial da Olik foi canalizar a expertise da equipe para construir uma tecnologia com DNA de seguros, não apenas uma plataforma genérica.
“Redirecionamos a força do nosso hub de distribuição para atender outras empresas que já tinham canais, oferecendo nossa tecnologia como motor por trás da eficiência. Isso nos permitiu crescer com mais velocidade, viabilizar contratos com seguradoras relevantes e, finalmente, atingir o ponto de equilíbrio financeiro”, lembra Magnaboschi.
Hoje, a empresa é composta por 35 pessoas, com time sênior, engajado e com turnover quase zero. Um reflexo da sua cultura de respeito, lealdade, eficiência e aprendizado constante.
A Evolução do Mercado e do Cliente
O mercado mudou. O cliente também. No B2B, seguradoras e distribuidores não aceitam mais projetos longos e entregas atrasadas. Buscam eficiência, time to market e custos otimizados. No B2C, o seguro virou realidade: está no celular, no PIX, no Bolsa Protegida. Mas também trouxe novos riscos, como fraudes e burocracia disfarçada de facilidade.
A Olik se posiciona como um agente de mudança nesse cenário. “Nosso diferencial é entender de seguros e, por isso, entregar tecnologia que faz sentido para o cliente final”, classifica Duarte.
“Não somos uma empresa de tecnologia que resolveu entrar no mercado de seguros. Somos uma empresa de seguros que criou a tecnologia que o mercado precisava. Acreditamos em resultado com baixo custo, respeito ao tempo e ao dinheiro de clientes e investidores. E, acima de tudo, em pessoas”, Marcio Magnaboschi.
A meta para 2025 é triplicar os resultados de 2024, dobrando os resultados em 2026 e 2027. Depois disso, a empresa pretende crescer entre 30% e 15% ao ano, mantendo consistência e responsabilidade.
Através de IA, automação, integrações inteligentes e uma equipe multidisciplinar, a Olik pretende seguir impactando positivamente o mercado de seguros.